quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

[REVIEW] Problema Meu - Clarice Falcão


Problema Meu
Clarice Falcão
Lançamento: 19 de Fevereiro de 2016

Demorou mas não tardou a primeira review de um artista nacional! E nada melhor do que começar com a cantora e atriz Clarice Falcão, natural de Pernambuco, que figura entre os gêneros indie e MPB, sendo considerada uma das cantoras da chamada "Nova MPB", gênero composto por artistas como Tiê, Tulipa Ruiz, Tiago Iorc, Cícero, entre outros.

Garantindo sucesso nacional com seu primeiro álbum, intitulado "Monomania", Clarice decide lançar o primeiro single de seu segundo álbum de estúdio e, uma semana depois, lança o álbum na íntegra, de surpresa. E aqui estamos com o "Problema Meu" no repeat.

Deixando de lado a fórmula voz fofa e violão que comandou todo seu debut álbum, Clarice Falcão apostou em um álbum com arranjos mais produzidos, porém manteve suas letras despretensiosas e debochadas, características em faixas do antigo álbum, como a linda "Oitavo Andar".

"Irônico" mostra que os instrumentais estão bem mais elaborados, tendo a presença dos metais igual "Tempo de Pipa" de Cícero. O álbum segue a linha Monomania de letras despretensiosas, mas muda completamente o seu ritmo: agora não é mais um garota meiga com seu violão cantando bobagens, ela cresceu e seu instinto musical evoluiu.

O álbum possuí grandes músicas, como o próprio debut single "Irônico", e também "Como É Que Vou Dizer Que Acabou", onde a cantora sofre pra dizer ao seu parceiro que acabou o relacionamento; uma letra divertida, com um belo arranjo e belos samples. Clarice tem um grande faro pra nos agraciar com letras que mostram como é duro o nosso cotidiano, mas de uma forma engraçada, como receber milhões de ligações em seu celular, mas procurando por outra pessoa, como em "Marta", ou expressar o ódio que você tem por alguém de uma forma engraçada como em "Banho de Piscina". Mas o álbum não ficaria somente nas músicas com instrumentais alegres, e com isso vem a baladinha "Vagabunda", que é uma das melhores músicas do álbum.

Clarice não poderia deixar de colocar uma música em que ela esbanja seu belo inglês; porém, das duas músicas existentes no álbum em língua estrangeira, "L'amour Toujours" é um dos pontos baixos do álbum, com uma melodia totalmente deslocada do álbum, e "Duet" nos traz um instrumental típico de fim de formatura, onde todos estão agarradinhos.

Sendo debochada como a Banda Uó, mas com uma pitada de Cícero, e sem perder o seu jeito Clarice de ser, Clarice Falcão mostra que ela não é uma garota só voz e violão, e pretende alcançar o mesmo sucesso que obteve com o álbum anterior com o "Problema Meu", álbum problemático em suas composições, mas gostoso de se ouvir.



Nota: 8.0/ 10

Destaques: Vagabunda, Banho de Piscina, Irônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário